domingo, 27 de novembro de 2011


ABREU, MARIA DE FATIMA. Coleta seletiva em parceria com os catadores – um grande desafio para a PBH. In: ___ Lixo e Saneamento.

            O objetivo de Fátima Abreu neste texto foi mostrar a dificuldade que o Município de Belo Horizonte enfrentou ao tentar tornar os catadores parceiros no processo de coleta seletiva.
            Ela consegue demonstrar, de forma bastante convincente, algumas das dificuldades enfrentadas quando simplesmente descreve algumas características das condições humanas dessa classe, como, por exemplo, a relação com o alcoolismo, o uso de drogas e a violência física. De fato é impossível imaginar pessoas sobre o efeito de entorpecentes operando máquinas ou tentando resolver seus conflitos por meio de força física.
Entendemos a rejeição de parte da população, citada pela autora, quanto à proximidade com os catadores através dos galpões próximos de casa, visto que, infelizmente, eles são constantemente associados à criminalidade. Os fatos nos remetem a esse pensamento discriminatório, e apenas resultados concretos poderiam mudar essa consciência.
            A grande decepção acontece quando ela cita que a própria administração municipal teve dúvidas acerca da possibilidade de instituir parcerias com os catadores. Quem são os responsáveis pela agregação social dessas pessoas? Se o próprio Estado não acredita que é possível mudar a realidade e oferecer condições de vida humana para eles, quem irá velar pelos direitos e garantias fundamentais previstos constitucionalmente? A preocupação do Estado deveria ser propor, como parte do projeto, um programa de assistência social que tornasse viável a organização coletiva dos catadores, o que não aconteceu na prática, pois, segundo o texto, somente após diversos incidentes é que as instituições responsáveis perceberam a necessidade de ensinar aos catadores a importância de trabalhar em grupo.
            Apesar de todas as dificuldades descritas acima, o Município reconheceu a profissão de catadores, e o processo se tornou um exemplo de trabalho coletivo em todo o país, mostrando, assim, que a ressocialização dos moradores de rua não era algo impossível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário